• Equipe Mulher da Palavra

Como superar as frustrações

Atualizado: 26 de Jul de 2019

por Nelson Galvão |

Frustrações… quem nunca as teve? Frustrações com o trabalho, em termos de cargos, valorização, salário, sonhos de trajetória, ou mesmo ambiente de atuação. Frustrações em relação ao cônjuge, seja concernente às expectativas afetivas, ou de desempenho de papel. Frustrações em relação a amigos, igrejas, consigo mesmo … a lista é bem grande! O fato é que, enquanto estivermos nesse mundo caído, teremos frustrações, seja por conta de nossos próprios pecados, seja por conta dos pecados dos outros. E o pior, a frustração nunca vem sozinha. Com ela vem o desânimo, a ira, a amargura, as discórdias.


No texto de hoje (Filipenses 4.10-13) de nossa devocional, Paulo nos ajuda a lidar com esse sentimento, a frustração. No v. 10, Paulo menciona que ficou alegre pelo fato de que os Filipenses expressaram seu cuidado para com o apóstolo (veremos melhor isso na próxima devocional, v. 10 e v. 14-20).


No v. 11-13, Paulo abre um parêntese para esclarecer sua afirmação do v. 10, e revela um dos princípios de vida cristã mais sublimes que ele aplicava para si mesmo: A satisfação em Cristo é a força necessária para passarmos por qualquer circunstância com alegria.


Que pena que o v. 13 seja um dos textos mais mau interpretados do mundo evangélico atual. Interpreta-se esse texto a partir da perspectiva da Teologia da Prosperidade, de forma triunfalista, como se Deus nos desse um cheque em branco, assinado por Ele, e dissesse: “vai, o que quer você faça você terá sucesso”. Assim, tem gente que vai fazer entrevista de emprego, prova do ENEM, pleitear aumento salarial, comprar casa, recitando: “Tudo posso naquele que me fortalece”! Que triste! A má interpretação das Escrituras torna a vida cristã um caos.


Basta ler os versos anteriores para entendermos o verdadeiro sentido do v. 13. Paulo afirmou que sabia passar por situações das mais diversas, seja em privações, ou bonança, fartura ou fome (v.12). E o que mais me chama atenção é que ele não passava apenas de forma resiliente. Com a resiliência nós nos adaptamos às intempéries inevitáveis da vida. Não é isso. Paulo afirmou que passava pelas intempéries da vida com satisfação!


Como? Como passar por situações difíceis, até mesmo de fome, e ainda assim estar satisfeito? Agora sim podemos entender o v. 13: “Tudo posso naquele que me fortalece”. A força necessária para a satisfação em qualquer circunstância está “naquele que me fortalece”.

A quem Paulo se refere? É uma pena que muitas versões omitem “Cristo”, conforme consta no original. A versão Almeida Corrigida e Revisada traz corretamente: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”.


Como? Como Cristo nos dá força para passar por situações difíceis? Confira o contexto onde Paulo menciona que se alegra no Senhor (v.10). Esse “Senhor” a quem ele se refere é Cristo, conforme 3.20. Assim ele exorta os filipenses a alegrar-se no Senhor, Cristo (3.1; 4.1, 4), da mesma forma como o próprio Paulo se alegrava. Em outras palavras: A satisfação em Cristo é a força necessária para passarmos por qualquer circunstância com alegria, afinal, ele é a nossa alegria (reveja a devocional: Jesus, a alegria dos homens).


As frustrações veem. Fazem parte de um mundo caído. A questão é como reagimos a elas. Se o nosso prazer último estiver em nosso cônjuge, ou trabalho/ministério, lazer, etc, a frustração virá e sucumbiremos a ela. Somente faremos frente às frustrações se estivermos satisfeitos em Cristo, se nosso coração estiver nEle, se Ele for o nosso prazer. Nas palavras de Agostinho: “Tu nos despertaste para o prazer de te louvar, pois nos criaste para ti, e o nosso coração não tem sossego enquanto não repousar em ti”.[1]

Nelson Galvão



[1] Agostinho. Confissões: Livros de 1 a 10 (Clássicos MC) (Kindle Locations 164-165). Editora Mundo Cristão.


Confira também as pastorais anteriores em Filipenses:

Valeu a pena! Filpenses 1.27-30

As lágrimas e o avanço do Evangelho. Filpenses 1.12-26 O que acontece quando as coisas vão mal. Filipenses 2.1-4 Quem é Jesus? Filipenses 2.5-8 A cruz não é o fim. Filipenses 2.5-11 O Evangelho é poderoso para nos salvar e continuar nos salvando. Filipenses 2.12-18 Cristo em nós… isto sim é admirável! Filipenses 2.19-30 Sobre a verdadeira alegria. Filipenses 3.1-11 Verdadeiro viajante. Filipenses 3.12-21 Minha família é uma zona de guerra? Filipenses 4.1-3 Jesus, alegria dos homens. Filipenses 4.4-5 Como superar a ansiedade. Filipenses 4.6,7 Como superar a ansiedade. PARTE 2. Filipenses 4.8-9



Atua como diretor pedagógico do ministério Pregue a Palavra, como coordenador do grupo do Pregue a Palavra de Cuba e como professor convidado da Escola de Pastores PIBA.

#NelsonGalvao #Pastorais

23 visualizações

11 4412-6679

"FALA COM SABEDORIA E ENSINA COM AMOR."

Proverbios 31:26