• Equipe Mulher da Palavra

Cristo em nós… isto sim é admirável! por Nelson Galvão.



Quem são aqueles que você admira? Se essa pergunta fosse feita a uma criança, provavelmente a resposta seria alguém do panteão mitológico moderno da Marvel!

Mas os admiráveis dos adultos não são aqueles que têm superpoderes, mas a quem é projetado como exemplo a ser seguido. Alguns admiram empresários de sucesso, artistas do mundo pop, estadistas do passado, ou até mesmo novos “influenciadores digitais”. Obviamente estes são escolhidos assim a partir dos valores de cada indivíduo, ou sociedade. (É uma pena que no Brasil o admirável de alguns seja aquele que ignora a ética no futebol, preferindo cavar faltas a jogar limpo, e na política aquele que está preso por corrupção e, mesmo assim, se lança candidato à presidência da República. Isso expressa os valores de uma sociedade moralmente falida!).

Em nossa devocional de hoje veremos duas pessoas citadas por Paulo que são admiráveis, Timóteo e Epafrodito (Filipenses 2.19-30). Por que Paulo os cita assim? O que nesses dois homens é destacado por Paulo que deve nos chamar a atenção? Lembre-se que no texto anterior mencionei que Filipenses é uma carta disposta em ciclos de exortação/exemplo. Esse ciclo começa com a exortação do texto que trabalhamos na semana passada, Fl 2.12-18: “O Evangelho é poderoso para nos salvar e continuar nos salvando”.

Muito bem, dessa forma Paulo destaca em Timóteo e Epafrodito a exortação que ele deu em Fl 2.12-18; ou seja, o Evangelho transformou esses homens de tal maneira que os tornou admiráveis! Vejamos então o que Paulo destaca neles.

No verso 22 Paulo diz que Timóteo havia servido com ele em favor do Evangelho. Essa disposição em servir foi caracterizada por Paulo da seguinte forma:

a- Timóteo cuidou sinceramente do bem-estar dos filipenses (v. 20);

b- Timóteo deu provas de si servindo como filho ao lado do pai (v. 22).

O contraponto que Paulo faz é incrível, e destaca ainda mais a atitude de Timóteo! Enquanto Timóteo servia dessa forma, todos os outros “buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus” (v. 21).

Quanto a Epafrodito, este havia sido enviado pelos filipenses para servir a Paulo (v. 25). A respeito dele, Paulo recomenda que os filipenses deveriam honrar homens como ele (v. 29). Por que? Veja o v. 30: “pois ele chegou às portas da morte pela obra de Cristo, arriscando a vida para suprir-me o que faltava do vosso serviço”.

Incrível as características de serviço e abnegação desses dois homens! Paulo ressaltou essas características de Cristo em Fl 2.5-11, lembra? Então, a partir de Cristo, o Evangelho transforma o coração egoísta do homem em disposição a servir de forma abnegada em prol do outro! Isso deve ser digno de honra, o Evangelho transformando-nos à imagem de Cristo!

Quem você admira? Somos afeitos a honrar líderes denominacionais, cargos, posições, administradores de mega-empresas/templos. A estes damos os lugares de honra (Tg 2). Todavia, admirável mesmo é ver como o Evangelho transforma pecadores egocêntricos, tiranos, amantes de si mesmos, arrogantes, hedonistas (2 Tm 3.1-5), em servos com disposição de dedicar a própria vida em favor do outro, para a glória, não de si mesmos, mas de Cristo Jesus. Admirável é ver o Evangelho formar cônjuges dedicados um ao outro; pais servindo aos filhos; filhos aos pais; irmãos ajudando uns aos outros de maneira abnegada; patrões servos e empregados abnegados.

Oremos nesse momento. Mas não peçamos que o Senhor nos ajude a ser melhores! Não se trata de um “empurrãozinho” de Deus! Peçamos que o Evangelho nos transforme de tal maneira que o caráter de Cristo seja formado em nós. Cristo em nós… isto sim é admirável!

Nelson Galvão

Confira também as pastorais anteriores em Filipenses:

Valeu a pena! Filpenses 1.27-30

As lágrimas e o avanço do Evangelho. Filpenses 1.12-26 O que acontece quando as coisas vão mal. Filipenses 2.1-4 Quem é Jesus? Filipenses 2.5-8 A cruz não é o fim. Filipenses 2.5-11 O Evangelho é poderoso para nos salvar e continuar nos salvando. Filipenses 2.12-18



Atua como diretor pedagógico do ministério Pregue a Palavra, como coordenador do grupo do Pregue a Palavra de Cuba e como professor convidado da Escola de Pastores PIBA.

#NelsonGalvao #Pastorais

0 visualização

11 4412-6679

"FALA COM SABEDORIA E ENSINA COM AMOR."

Proverbios 31:26