• Equipe Mulher da Palavra

Chutando a Secadora, por Carolyn McCulley




       O incêndio provocado pela corrente elétrica foi a gota d’agua. Depois dos bombeiros terem ido embora, Megan ficou diante dos restos chamuscados de sua área de serviço, olhou para a fumaça e os danos causados pela água e desabafou toda a sua frustação num grito gutural.

       “ Eu não aguento mais!”

        As crianças começaram a chorar no quarto ao lado, assustadas com a raiva de sua mãe. Megan chutou a secadora três vezes, deixando um amassado. “ Essa foi a gota d’água! ”; ela gritou. “ Alguma coisa mais pode dar errado? Eu não aguento todos estes problemas!


       O rosto de seu esposo apareceu na porta. “ Você está doida? Pare com isso! Não quebre mais as coisas”.

        Megan olhou para Peter, momentaneamente tentada a chutá-lo também. Então a adrenalina a deixou, e ela abandonou a briga.  “ Sim você está certo, mas estou seriamente estressada! Por que é que algo grande sempre acontece por aqui quando tenho um prazo para cumprir? Eu preciso terminar aquelas finanças hoje à noite. Meu dia inteiro foi perdido com reuniões. Você pode limpar aqui? ”

        O rosto de Peter se contraiu. “ Acho que você esqueceu que meu artigo precisa ser entregue amanhã de manhã”.

       Megan começou a dizer coisas amargas, mas então se segurou e manteve-se calada. A casa tinha um cheiro de queimado, as roupas- tantas limpas quanto sujas- que tinham sido recolhidas na área de serviço estavam além de qualquer esperança de serem usadas novamente; sem dúvida uma das crianças precisava de ajuda com as tarefas da escola,e eles dois estavam apertados com o prazo.

      “ Bem, eu obviamente não sou uma “supermulher”, ela disse isso finalmente. Precisei completar 40 anos para desistir dessa ilusão, não posso ter tudo que quero, não posso fazer tudo…Sou apenas uma mulher irritada e cansada, com uma lista de coisas para fazer de três quilômetros de comprimento”.

       Ela deu um pequeno sorriso tentando amenizar sua reclamação. Peter suspirou. “ Então vamos parar de tentar. Estou cansado da lista de coisas para fazer e sinto falta da minha esposa divertida”.

       O que você quer dizer ?

       “ Apenas vamos viver de maneira mais simples. Ouça, os meninos precisam de nossa atenção agora. E, hum, a casa também. Por que estamos nos enlouquecendo? Vamos parar de fazer tanta coisa. Vamos tentar viver só com um salario. Vamos, pelo menos, pesar sobre isto, certo?

       Passaram-se alguns meses, mas aquela ideia maluca criou raízes. Megan arranjou trabalhos para fazer de casa na área de contratos e então pediu demissão de sua empresa. Quando eles contaram para as crianças que Megan estava deixando o trabalho de jornada de tempo integral, os meninos pularam de alegria. Megan ficou um pouco surpresa com o entusiasmo deles.

       De inicio, ela se perguntou sobre como preencheria seus dias. Ela rapidamente fez uma tabela de horários, designando tarefas do cuidado com a casa em dias diferentes. Ela pensou que teria muito tempo para fazer artesanato e outros hobbies negligenciados, mas logo viu que o cuidado e a alimentação de quatro pessoas consumiam bastante tempo. Agora ela estava em casa, havia tempo para fazer as coisas importantes que nunca se destacavam em relação a outras urgentes. […] ela até tinha tempo para ser uma esposa divertida de novo. De fato, ela descobriu que gostava bastante de ter seus fins de semana de volta.

       Certo dia, seu filho de cinco anos entrou no quarto e abraçou a cintura da mãe. “Mamãe, eu amo você agora”.

       “ Agora? ”, Megan retrucou sorrindo.

       “ Sim, agora. Eu amo você agora porque você está mais feliz e isso me deixa feliz! ” Ele apertou sua cintura bem forte e então correu de volta para o porão.

       Megan começou a chorar, uma mistura de culpa e felicidade. As crianças eram tão pequenas; ela não pensou que eles tinham notado.

       Alguns anos mais tarde, Megan teve a oportunidade de dar seu testemunho para uma classe de jovens recém-casados. Em sua fala, ela desafiou estes jovens a renovarem seus pensamentos acerca do lar a partir da perspectiva bíblica:

“ Sabe, eu cresci pensando que o cuidado da casa não era grande coisa. Eu não gostava daquelas tarefas, então pensei que podia me virar contratando quem pudesse fazer tudo… Eu estava ocupada demais para limpar ou cozinhar. E isso funcionou por um tempo. Precisávamos de muito malabarismo, mas na minha mente valia a pena.

Mas quando o nível de estresse se tornou demasiado, realmente precisei reconsiderar minhas decisões com cuidado do lar. Estava eu vivendo a vida que Deus traçou para mim em Sua Palavra?

Levei tempo para descobrir a importância do cuidado do lar a partir de uma perspectiva bíblica. E descobri que cuidar da casa não se trata de coisas, nem de tarefas domésticas. É mais do que a forma como você cuida do seu espaço pessoal. É o que Tito 2 fala- como você cumpre seu papel na igreja e nos relacionamentos com outras pessoas, como você aprende com elas e discipula outras.

O ponto não é ficar em casa e isolar-se e ter uma casa bem decorada e arrumada… Estar em casa envolve todo o gerenciamento prático[…]mas também envolve oferecer hospitalidade…. Tudo se trata de pessoas[…] Cuidar da casa não tem a ver com o espaço físico; mas tem a ver com as pessoas que estão indo e vindo desse lugar.

Mas serei honesta. Há momentos que sinto falta de trabalhar fora. Há duas coisas de que sinto falta especificamente. Uma: você pode sair para almoçar ou tomar um café apenas porque quer uma pausa. E a outra: é fácil conversar com outras pessoas- conversas compridas e não interrompidas. Um dia, posso voltar a minha carreira, mas por enquanto eu não trocaria nossos horários em família por coisa alguma! ”

       Agora, quando Megan lava as roupas, ela frequentemente olha para o amassado em sua secadora e sussurra uma oração de agradecimento a Deus. Não se engane- sempre há roupas para lavar. Mas agora ela tem tempo para desfrutar de sua família também!

       E isso é inestimável!!!!

       Carolyn Mcculley

          Extraído do livro “Feminilidade Radical “. São José dos Campos: Ed. Fiel           Publicado  com permissão.


Para saber mais sobre o livro, click no link abaixo.

https://www.editorafiel.com.br/vida-crista/656-feminilidade-radical.html

#Feminilidade #FeminismoXBiblia #Livros

0 visualização

11 4412-6679

"FALA COM SABEDORIA E ENSINA COM AMOR."

Proverbios 31:26