top of page
  • Foto do escritormulherdapalavra

VOCÊ JÁ LEU SUA BÍBLIA HOJE? LEIA.


Por Tiago Silva |


Toda pessoa sonha, pensa e age movido por motivação, seja ela qual for. Gostaria de motivar você a abrir sua Bíblia, se ainda não o fez, e lê-la. Para isso vou começar compartilhando.


Após minha experiência pessoal de salvação em Jesus Cristo a segunda decisão mais importante que tomei – e que tenho reiterado diariamente, é começar cada dia com um tempo pessoal com Deus. Essa tem sido uma das decisões espirituais mais significativas da minha vida, a de ler a Bíblia diariamente e de modo consistente e completo.


Nada tem me impactado mais e me capacitado mais a crescer na graça de Deus diariamente do que ler a Bíblia. Desenvolver a disciplina espiritual pessoal de ler quatro a seis capítulos todos os dias do ano abençoará grandemente sua vida – se você estiver num plano de leitura bíblica anual. Se desejar ler um capítulo por dia você completará sua leitura em pouco mais de três anos.


Sendo assim, quero compartilhar quatro razões pelas quais você deve ler a Bíblia diariamente, de modo consistente e completo. Guarde essas motivações.


1. A Bíblia é a Palavra de Deus.


Dizem que a melhor maneira de começar algo é pelo início. Para aqueles que nasceram de novo tudo começa nas Escrituras, pois é pelo ouvir delas que conhecemos a Cristo e sua salvação. Não há nenhum livro nem perto da Bíblia.


Livros são amigos para todos os momentos, mas mesmos eles são comuns se comparados a Bíblia.

Ela é revelada por Deus, inspirado por Deus, e é verdade sem qualquer mistura de erro, é a infalível Palavra de Deus, a inerrante Palavra de Deus, a autoridade da Palavra de Deus e é mais do que suficiente para nós. Como já foi dito “A Bíblia é o livro para eternidade” e não para momentos.


Livros são amigos para todos os momentos, mas mesmos eles são comuns se comparados a Bíblia. Não é sábio nem proveitoso ignorar algo tão singular e excepcional como a Bíblia, afinal a Bíblia é a Palavra de Deus.


2. A Bíblia guiará sua vida.


Esse é um testemunho que a própria Bíblia dá de si. Em Salmos 119:105 diz: “Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho”. Ao longo dos anos, quando me levanto de manhã cedo e me encontro com Deus, peço a Deus para ver suas misericórdias na Palavra a fim de me apegar a sua graça. Ler e apegar-se as promessas do Senhor na Palavra produz um efeito capacitados revigorante, algo que as Escrituras ensinam: “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança” (Lamentações 3:21), afinal, somente sua fidelidade pode sustentar diariamente (Lamentações 3:22-23). Não procure em mais nada que não na Palavra e na graça.


Para que possamos viver com propósito a cada dia, os seguidores de Cristo precisam da Bíblia para nos guiar para a luz que precisamos para viver neste mundo escuro e perdido. Na escuridão moral e espiritual em que o mundo se encontra, quando você lê a Bíblia, Deus fala com você e provê o caminho para o seu dia.


3. A Bíblia formará sua compreensão do mundo.


Alguns dizem que vivemos na era da “palavra humilhada”. Somos preenchidos por imagens e sons oriundos da internet. A comunicação pela palavra tem sido um dos meios para isso e, assim, surgiram os influencers. São homens e mulheres que por meio de artigos, blogs, postagens em redes sociais e conversas verbais são citados com frequência e até mesmo idolatradas por alguns. Mas muitas vezes quantidade não é sinônimo de qualidade. Temos muita informação e pouca transformação – espiritual.


Alguém pode dizer algo sobre um assunto específico e isso pode ser importante, mas é impossível que isso seja mais importante do que Deus diz sobre o assunto. Por mais geniais ou criativas sejam nossas opiniões elas são, e sempre serão, nossas opiniões – falíveis, mutáveis e reformáveis. Assim, nenhum influencer ou guru chega perto de se comparar com a Bíblia. Se formos sinceros, qualquer outro livro, assunto ou conversa deve ser entendido e interpretado através das lentes da Bíblia – sempre. O que a Bíblia diz importa e muito.


4. A Bíblia conduzirá suas conversas com Deus.


A maneira como falamos com Deus determina o que eu creio sobre Ele, ou seja, você ora como você crê. A séculos a igreja cristã tem atinado para essa verdade. Há uma expressão que resume bem essa ideia ao dizer “A norma da oração estabelece a norma da fé” (lex orandi lex credendi). Então, a sua oração demonstra o que você crê e se você tem uma fé biblicamente alicerçada você tem oração biblicamente fundamentada. Essa é a vontade de Deus, que nossas orações estejam encharcadas das Escrituras.


Orações encharcadas das Escrituras emanam de corações encharcados pelas Escrituras.

Podemos ver exemplos de orações encharcadas das Escrituras na Bíblia. A oração de Jonas, em Jonas 2, é repleta de citações bíblicas (Salmos 42:7, 31:22, 69:1, 31:6, 50:14, 3:8). Outro exemplo é a oração de Maria – no Magnificat (Lucas 1:46-55), em que ela cita Salmos 103:1, ou Jesus na cruz ao orar cita Salmos 22:1 e 31:5. Orações encharcadas das Escrituras emanam de corações encharcados pelas Escrituras.

Além disso, se você realmente deseja impactar e fortalecer suas conversas com Deus em oração, então ore a Sua Palavra, permaneça na Sua Palavra e ande pela fé e de acordo com a Sua Palavra. Precisamos ser humildes e reconhecer que muitas vezes “não sabemos o que havemos de pedir como convém” (Romanos 8:26). Para isso, precisamos ler a Bíblia. A leitura diária da Bíblia não pode ser supervalorizada ou super enfatizada, ela é necessária.


Se você está empenhado na meta de ler um certo número de livros ao longo de um ano certamente isso é louvável, mas, muito mais importante é que cada um de nós leia a Bíblia diariamente, de forma consistente e completa. Afinal, quando você lê a Bíblia, está lendo sessenta e seis livros poderosos e que nos proverão do tesouro eterno e perfeito de Deus.


Você já leu sua Bíblia hoje? Não? Então vamos lá, pegue e leia.

146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page