top of page
  • Foto do escritorEquipe Mulher da Palavra

Meu Caderninho de gratidão por Giovana Assis



No começo do ano me comprometi a fazer um caderninho de gratidão, anotando tudo o que ia acontecendo, desde coisas mais simples, como: “comi uma comida gostosa”, até coisas maiores, como: “consegui um emprego.” Mas confesso que, com o passar dos dias, essa tarefa se tornou difícil, meu coração não queria agradecer, pois “nada” em minha volta parecia dar certo… Por isso algumas páginas ficaram em branco.

  Mas, frequentemente Deus falava ao meu coração, que eu deveria pegar meu caderninho e escrever, pois apesar de muitas coisas parecerem fora de controle, eu continuava tendo coisas simples para agradecer, como: “comprei a bota que eu queria” ou simplesmente; “estou viva”.

Achei que era uma pessoa grata até começar a escrever nesse caderninho e perceber o quanto preciso mudar! Concebi o quanto meu coração é egoísta, pois me alegro apenas quando as coisas estão indo bem ou quando consigo aquilo que tanto desejei e planejei, mas quando as coisas não acontecem no meu tempo ou do meu jeito, já é motivo para profundas murmurações e consequentemente ingratidões!

Uma das grandes coisas que Deus trabalhou em meu coração esse ano foi sobre esse “tempo” para nossos planos realizarem… Parecia que todos ao meu redor conseguiam conquistar aquilo que eles planejavam, e eu mesmo tentando fazer tudo certo, não saia do lugar. Foi no início do mês de agosto que senti tudo escorrendo pelas minhas mãos, todas minhas anotações, planilhas… “não vai dar certo”- pensava 

   Geralmente cultivamos esse pensamento, pois olhamos para a vida do próximo e nos comparamos com ela, o que causa em nós falta de contentamento, alegria e consequentemente de gratidão. Deus não quer que vivamos nos comparando com o outro, pois isso demonstra que não confiamos que Ele cuida de nós, quando na verdade Ele é o Deus que não dorme.


“Meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que teus pés vacilem; aquele que te guarda não se descuida. É certo que o guarda de Israel não se descuidará nem dormirá”. Salmos 121.2-4.


Posso dizer que, termino meu ano surpresa com as grandes coisas que Deus fez em minha vida! Aprendi que a gratidão não deve estar atrelada as circunstâncias que passamos, mas na pessoa de Cristo, que já me deu tudo ao me dar a salvação! Espero que no próximo ano meu caderninho termine para eu comprar o próximo, e o próximo… Até o dia que eu agradecerei eternamente. Giovana Assis



 Giovana Assis é formada  em Letras pela PUC Campinas e atualmente professora de Língua Portuguesa. É noiva do Lucas Gonçalves, formado na Escola de Pastores da Primeira Igreja Batista de Atibaia. A partir de 2019 ela estará auxiliando seu noivo  na liderança dos adolescentes da PIBA.  


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page