top of page
  • Foto do escritorEquipe Mulher da Palavra

Onde você está? por Nelson Galvão



Você já foi alvo de uma pergunta de difícil resposta? Difícil não pela falta de conhecimento da sua parte, mas porque ela exigia um grau de auto-reflexão, sinceridade consigo mesmo que você estava evitando? Bem, Adão ouviu uma dessas perguntas de Deus. Em Gn 3, registra-se a indagação de Deus a Adão: “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gn 3:9)

Deus intencionava comunicar algo a Adão. É óbvio que Deus não se encontrava no jardim do Éden procurando Adão, sem saber onde este se encontrava, muito menos estava brincando de esconde-esconde com Adão! Essa pergunta tem implicações sérias e merecedoras de reflexão porque ecoa para cada um de nós.

A pergunta de Deus a Adão implica na afirmativa de que Adão havia se afastado dEle, se afastado deliberadamente. Com esta pergunta, Deus afirma a Adão que este se encontra longe, distante, em qualquer lugar que não na presença de Seu Criador.

O pecado distanciou a humanidade de seu Criador. Como resultado desta condição, o ser humano se esconde de Deus, em um ato de afastamento deliberado (Rm 3:23). Nas palavras de Agostinho:

“Ninguém há que diante de vós esteja limpo, nem o recém-nascido, cuja vida sobre a terra é apenas um dia.”[1]

O grande problema da humanidade não é a fome, a desigualdade, as guerras. Estes são problemas sim, mas o maior deles, e gerador de todos os demais, é o pecado, o distanciamento voluntário do homem em relação ao Seu Criador. Assim, em termos mais individuais, o maior problema que você enfrenta não é a crise no seu casamento, ou o aperto financeiro com o desemprego do marido, ou o filho rebelde, mas o pecado que eu e você amamos. Sobre isso, confessa Agostinho:

“Todo o nosso prazer consistia em praticarmos o que nos agradava, pelo fato de o roubo se ilícito […] Amei a minha morte, amei o meu pecado”. [2]

Uma outra implicação desta pergunta é que ela revela quem é Deus: o Deus que busca. Sob a condição de pecador, que primeiro é uma condição de ser, antes de atos, o homem não tem possibilidade alguma de se achegar a Deus. Com isso, no vs. 9 está escrito: “e chamou Deus a Adão”. É incrível! Mesmo tendo sido objeto de rejeição, Deus toma a iniciativa e vai atrás do ser humano. Deus vai ao encontro do pecador.

A Bíblia revela o verdadeiro Deus, aquele que vai ao encontro do perdido. Em Abrãao, Izaque e Jacó observa-se Deus firmando aliança com aqueles que viriam a ser os patriarcas da fé. Nos Juízes, percebe-se Deus buscando o Seu povo por intermédio dos libertadores. Nos profetas, nota-se Deus se manifestando ao Seu povo (Is 59:16). Em Cristo, a suprema revelação de Deus, vemos o Criador indo ao encontro da Sua criatura (Jo 3:16). Com o advento da Igreja, é possível notar que a Missão desta (Mt 28) é a expressão do caráter de Deus.

A pergunta de Deus direcionada a Adão também implica em redenção, tinha como propósito trazer Adão de volta. Quando Deus vai ao encontro de Adão, Ele não vai com uma mensagem moralista do tipo: “que coisa feia Adão, nunca esperava isso de você”.

Posso imaginar o que diria a Adão algumas personalidades da atualidade: (1) Obama: “Adão, we Can”;

(2) Silvio Berlusconi: “Liga não Adão, em nenhum lugar do mundo existe mulher tão bonita como no nosso jardim”;

(3) Mahmoud Ahmadinejad: “Adão, você é um infiel, e você como todos os inimigos sentirão o agulhão do embaixador da morte.”;

(4) Lula: “Companheiro Adão, os fatos devem ser apurados, até que se prove o contrário, acredito em você.”!!!!

Diferentemente, Deus dirige-se a Adão, aponta a sua condição e o resultado de sua revolta, e apresenta Seu plano gracioso de redenção (Gn 3:15). Alguém viria que feriria a cabeça da serpente: Jesus. Naquele momento, Deus já estava comunicando a Adão o Seu plano redentor. Esse plano é muito bem esclarecido por Paulo, em 2 Coríntios:

“Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões (2 Co 5.19)”.

Essa é a grande questão: o nosso relacionamento com o Criador. Esse relacionamento está quebrado por conta do nosso pecado. Vivemos escondidos atrás de nossas ambições, carreiras, amizades. Onde você está? Qualquer lugar que você esteja é o lugar errado, se não for na presença do Criador.

Meu caro, você pode ter tudo o que se pode desejar; ter saúde, ser a pessoa mais bem sucedida profissionalmente, mas se não estiver onde Deus quer que você esteja; i.é, junto a Ele, sempre estará perdido. E só existe um caminho para a reconciliação com o Criador: Jesus Cristo (Jo 14.6).

“Nos criastes para Vós e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousa em Vós”.[3] Nelson Galvão Sola Scriptura



[1] Agostinho. Confissões. p. 44


[2] Ibid. p. 69


[3] Ibid. p. 37





Nelson é casado com Simone desde 1997 e eles têm um filho. Ele é formado em História e Teologia, pós-graduado em Administração Escolar e mestre em Educação (PUC-SP). Atualmente faz mestrado em Teologia do Novo Testamento no Seminário Bíblico Palavra da Vida- Atibaia, SP. 

É pastor interino da Igreja Batista Sião (São José dos Campos-SP) e atua como diretor acadêmico do ministério Pregue a Palavra. 

Atua ainda como coordenador do grupo do Pregue a Palavra de Cuba e como professor convidado da Escola de Pastores PIBA.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page