top of page
  • Foto do escritorEquipe Mulher da Palavra

Psiu… Posso Te Contar Um Segredo? O coração não é como uma biblioteca.




Quando falamos do nosso coração (não o órgão que bombeia sangue, mas o centro de nossos pensamentos e emoções), as pessoas não podem simplesmente entrar, fazer uma pilha com o que achou legal, validar o empréstimo no balcão e sair com o que emprestou, como fazem na biblioteca.


Seu coração não foi feito para ser manuseado, usado e depositado em uma caixa de devoluções junto com um monte de livros detonados. O coração é mais parecido com um diário.


Assim como você mantém seu diário muito bem guardado, você deve ser seletiva com o que compartilha quando se trata do seu coração. Por quê? Porque você valoriza o seu conteúdo. As palavras naquelas páginas de diário expõem quem você realmente é. Elas demonstram traços de sua personalidade e caráter. Elas sussurram suas esperanças, crenças, decepções e paixões. Seu diário conta seus segredos e nem todos merecem saber o que tem nele.


Mas, posso contar um segredo? Deus também expôs Seu coração em um livro. (Este não é o segredo.) O segredo é este:




Quanto mais  lemos, mais conhecemos o Seu coração.




Em Jeremias 29.13, Deus promete, “Busquem-me e me acharão, quando buscarem de todo o coração.”


Ainda que Deus promete que O acharemos, Ele diz que devemos buscá-Lo de todo o coração. Nós agimos seriamente com as coisas que queremos de todo o coração, não agimos?


Dedicamos tempo, comprometimento, e amor nas coisas pelas quais somos apaixonados. Porque acreditamos que nosso esforço vai ser recompensado.




E, qual é então, a recompensa de buscar a Deus?




Ele é! – Deus é a recompensa. Em Salmos 34.8, lemos: “Ó, provai e vede que o Senhor é bom!”


Mas, será que realmente queremos a recompensa de todo o coração? Muitas vezes, nos contentamos com ouvirmos quem Deus é, ao invés de buscá-Lo por nós mesmos. Pastores, sermões, livros e até letras de música nos dizem quem Deus é.


” Somos velozes em dizer, “Ah, eu sei quem Deus é”, quando, realmente apenas conhecemos sobre Ele. É a mesma diferença entre ver a Torre Eifel em uma fotografia e conhecê-la, pessoalmente, em Paris. Não há comparação.




Conhecer sobre Deus não é o mesmo que conhecer a Deus.




Se quisermos conhecer a Deus, nós conseguiremos. Preste atenção nas Suas promessas… “Eu lhes darei coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor. Serão o meu povo, e eu serei o seu Deus, pois eles se voltarão para mim de todo o coração.” (Jeremias 24.7) “Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” (Tiago 4:8) Deus revela o Seu coração a nós, quando O buscamos de todo coração. Ele buscou um relacionamento conosco desde quando nos criou.[…]




Mas como podemos escolher ter este desejo cada vez maior por Deus?




Seja paciente




A primeira vez que você conversa com alguém, você, provavelmente, não vai contar todos os seus segredos mais profundos. Mas, com o crescimento e estreitamento desse relacionamento, os seus segredos virão à tona. Mas, antes disso, vocês só estão começando a passar tempo juntos.


Da mesma forma, conhecer, aproveitar e se aprofundar no relacionamento com Deus leva tempo. Quando você gastar tempo, de maneira perseverante, lendo a Palavra de Deus e encontrar dificuldade e não conseguir perceber o que Ele quer te ensinar, mesmo assim não desista. Ore ao Senhor pedindo que Ele te mostre a Sua Palavra. Pouco a pouco, Deus vai fazer você entender e quando Ele fizer, todo momento que você investiu terá valido a pena.




Coloque-se em segundo lugar




Quando eu comecei a passar tempo lendo a Palavra de Deus diariamente, eu escrevi meus versículos favoritos e pendurei nas paredes do meu quarto. Eu amava os versículos que falavam comigo, que prometiam coisas boas, ou que eram poéticos. Eu sempre perguntava, “Deus, o que essa passagem está dizendo sobre mim?


Mas, agora, eu percebo que a Bíblia não é um livro sobre mim. A Bíblia é um livro sobre Deus. Eu havia entendido isso da forma errada por vários anos. Eu procurava por mim – minha identidade, minhas necessidades – na Palavra de Deus.


Sim, a Bíblia nos mostra como devemos viver e isto é muito importante, mas é secundário para o propósito verdadeiro da Bíblia.


O verdadeiro propósito pelo qual nós lemos a Bíblia é achar a Deus, não a nós mesmos. A compreensão de que Deus é o Protagonista revolucionou o jeito que eu lia minha Bíblia. Eu ganhei uma percepção acurada de quem Deus é quando eu comecei a estudar a Bíblia com a consciência de que Deus é um Ser que pensa, respira, sente com características imutáveis.



Seja ensinável




Escreva as coisas que você descobrir sobre o caráter de Deus. Conforme você constrói a sua lista das características de Deus, você verá o Seu coração mais claramente. E assim que você contempla quem Deus é.


Você será inundado por Seu amor e não poderá fazer nada além de amar as pessoas a sua volta da mesma forma. A Sua humildade vai arrancar de você todo “direito” ou desejo por se orgulhar a qual você antes se agarrou. Você vai valorizar Seu perdão de maneira tão profunda que se sentirá compelida a mostrar misericórdia da mesma forma.


Quando olhamos para Ele, nos vemos em um reflexo. Não o nosso reflexo, mas o de Deus. Observamos tudo que Deus é, e tudo que não somos. Quanto mais tempo passamos em frente ao espelho buscando a Deus de todo coração, mais Ele nos muda para refletirmos Sua imagem. Seu caráter. Seu coração.





Fonte: Revive our hearts. Website: reviveourhearts.com.

Traduzido com permissão. 


Título original: Psst . Can We Share a Secret?




Tradução: Nicole Garcia




Hannah Edwards vai se formar em Maio pela Pensacola Christian College com ênfase em Língua Inglesa e em Escrita Profissional. Sua paixão é conhecer cada vez mais de Jesus Cristo. Ela adora assistir o nascer do sol na praia, se aventurar com fotografias, jogar vôlei, e passar tempo com sua família.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page