top of page
  • Foto do escritorEquipe Mulher da Palavra

Um Chamado ao Caráter Feminino segundo a Bíblia, por Nancy Leigh DeMoss

            Por causa da revolução feminista moderna, o valor das mulheres foi igualado aos seus papéis na comunidade e no mercado. Relativamente pouco valor é dado ao papel das mulheres no lar.


            Hoje, não há mais prêmios para mulheres que são reverentes e comedidas, ou modestas e recatadas ou gentis e serenas. As mulheres raramente são aplaudidas for amarem seus maridos e filhos, por manterem um lar organizado, por cuidarem de seus pais idosos, por serem hospitaleiras ou por executarem atos de bondade, serviço e misericórdia. Em outras palavras, pouca atenção é dada àqueles feitos que a Palavra de Deus diz que as mulheres devem almejar (1 Timóteo 5.10, Tito 2.3-5).

Era para a revolução feminista ter trazido maior liberdade e sentimento de satisfação. Mas eu percebo que há um sentimento de tristeza por tudo que foi perdido em meio a este levante – a saber, a beleza, a maravilha e o tesouro da composição única das mulheres.

Não deveria ser surpresa que o mundo secular esteja confuso a respeito do chamado das mulheres. O que eu acho mais desgastante é o domínio que o feminismo alcançou dentro do mundo evangélico.

A Revolução Feminista entra na Igreja

Enquanto palestrantes, autores e líderes cristãos proeminentes promovem uma agenda que encoraja as mulheres a definir seu valor no mercado, na sociedade ou na igreja, nós vemos o feminismo moderno trabalhando dentro do evangelicalismo. Estes mesmos líderes minimizam o papel das mulheres no lar como filhas, irmãs, esposas e mães. Parece que eles não veem as mulheres como aquelas que dão a vida e por ela zelam, como cuidadoras; aquelas que têm o privilégio de moldar o caráter da próxima geração.

Nós vemos o fruto desta revolução em mulheres que estão afundando em um atoleiro de divórcio e re-casamento e de filhos rebeldes. Podemos observá-lo em mulheres que estão exaustas por tentar equilibrar as exigências de um ou mais empregos, as funções de uma mãe solteira e ainda permanecer ativo na igreja. Da mesma maneira, observamos isso em mulheres que estão desorientadas e confusas, que sentem falta de um propósito na vida e que estão perpetuamente envolvidas em suas feridas, dúvidas, ressentimento e culpa.

Sim, a revolução feminista chegou na igreja. E quando eu somo todos os ganhos e perdas, não há dúvida em minha mente de que as grandes perdedoras são as mulheres. Assim como seus maridos, filhos e netos. Assim como a igreja. Assim como nossa cultura, perdida e descrente.

Uma Contrarrevolução do Caráter da Mulher, segundo a Bíblia

Há alguns anos atrás uma nova missão começou a agitar o meu coração. Deste então, a esperança e a alegre expectativa substituíram meu sentimento de pessimismo e de estar sendo engolida pela revolução feminista.

Um estudo do desenvolvimento do feminismo moderno (o feminismo em si, na verdade, vem lá do Jardim do Éden) me impressionou com o fato de que esta revolução em massa não começou como tal. Ela começou, sim, nos corações de um punhado de mulheres com um propósito oculto – mulheres cujo esforço era determinado e intencional.

            Eu comecei a imaginar o que pode acontecer em nossos dias se mesmo um pequeno número de mulheres consagradas começarem a orar e pedir a Deus uma revolução diferente – uma contrarrevolução – dentro do mundo evangélico. O que aconteceria se um “remanescente” de mulheres estivesse disposto a retornar à autoridade da Palavra de Deus, a abraçar as prioridades de Deus para suas vidas e lares e viver a beleza do caráter da mulher como Deus a criou para ser?

Seu lugar na Nova Revolução

Diferente da maioria das revoluções, a contrarrevolução que eu imagino não exige que marchemos nas ruas ou enviemos cartas ao Congresso ou nos juntemos à alguma organização. Não precisamos nem sair de nossas casas. (Na verdade, para muitas mulheres, o chamado é para voltar para casa.) A única exigência é que nos humilhemos, para aprender, afirmar e viver o padrão bíblico do caráter da mulher e que ensinemos os caminhos de Deus para a próxima geração.

            Eu convido você a fazer parte desta contrarrevolução, crendo que no tempo de Deus as mudanças resultantes serão mais profundas e numa ordem mais elevada do que quaisquer mudanças sócio-políticas que nosso mundo já experimentou nesta geração.

Leve pro Lado Pessoal

            O chamado para uma contrarrevolução em favor do caráter da mulher segundo a Bíblica encontra eco em seu coração? Se a resposta for sim, seja um exemplo de uma mulher de Deus no mundo. E ore para que outras também atendam ao chamado contrarrevolucionário.



Nancy Leigh DeMoss


Revive our hearts. Website: reviveourhearts.com. Traduzido com permissão. 

Título original:  A Call to Biblical Womanhood.


Tradução: Viviane Andrade





Nancy Leigh DeMoss é apresentadora de dois programas de rádio nos Estados Unidos: Revive Our Hearts [Aviva nossos corações] e Seeking Him [Buscando a Deus]. Seus livros já venderam mais de um milhão de cópias. Tem trabalhado desde 1980 na organização cristã Life Action Ministries. Também é organizadora do livro Mulher Cristã: repensando o papel da mulher à luz da Bíblia, publicado por Vida Nova.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page