• Mulher da Palavra

Alegria em meio a tribulação, por Marnie Carlson




Karl Marx, o fundador do comunismo, referiu-se à religião como o ópio ou a droga do povo. Ele observou que os camponeses que fixavam seus olhos em Deus eram capazes de perseverar em circunstâncias muitos difíceis. Max pensava que a fé era um sedativo que ajudava as pessoas a aguentarem o sofrimento.


Para uma revolução ser bem sucedida, Marx sabia que os camponeses teriam que tirar seus olhos de Deus e olharem para a circunstância se quisessem ganhar a guerra, e assim aconteceu em 1917.


Mas, diferente dos camponeses russos, que se fixaram nas circunstâncias e se revoltaram, nossa alegria não está centrada em circunstâncias, mas em Cristo Jesus, nosso Senhor. Como cristãos, nós não somente perseveramos nas tribulações, mas, as nossas tribulações se tornam caminho de alegria.


Mas como isto é possível? Todas nós sabemos que a jornada pela vida não é uma jornada fácil. Nós enfrentamos muitas dificuldades pelo caminho e Jesus não compara as nossas provações com as provações de outras pessoas. Deus nunca faz pouco caso de nossas provações, trazendo como algo insignificante ou sem sentido. Ele não nos diz:

“Se a vida de der limões faça uma limonada”

Ele conhece muito bem a nossa dor e sabe pelo que estamos passando. Nosso Deus não muda de assunto ou fica quieto quando estamos falando com Ele sobre nossas dificuldades. Pelo contrário, ele nos ama e quer que venhamos a Ele e derramemos os nossos corações diante Dele.

“Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” Sl 103: 13 e 14

Mesmo que desejássemos que nossa viagem pela vida fosse um velejar num mar sem tempestades e que, um dia, chegássemos tranquilamente ao destino final final no céu, todas nós sabemos que a realidade não é assim.


Quando aceitamos a Cristo Deus não nos diz que nossos problemas desapareceriam e nunca iriamos sofrer. Pelo contrário, as provações chegam mais rápido do que imaginamos. Ele nos diz que as provações não são uma questão de se mas de quando !

“ Tende por motivo de alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. “ Tiago 1

Deus nunca diz “se” vamos passar por alguma provação, mas sempre “quando passares”. Vai acontecer. Provações são uma parte inevitável de nossa experiência humana. E assim, porque provações são inevitáveis, não deveríamos ficar surpreendidos quando elas aparecem ou mesmo revoltadas.


“Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Isaías 43: 1 e 2

Quando passamos pelas águas fundas da adversidade ficamos molhados. Quando passamos por provações ardentes sentimos calor. Quando as ondas batem contra nós e o calor da nossa provação é doido e intenso, qual é nossa esperança, qual é nossa alegria?


Nossa esperança e nossa alegria não podem vir das coisas que vemos ao nosso redor, mas somente e sempre, daquilo que vemos em Jesus. Ele consola o nosso coração, revelando-nos a certeza da Sua presença.


Quando você passar por muitas provações , não estará sozinha! Jesus estará com você. Ele nos segura com firmeza e nunca escaparemos de suas mãos. Deus não não promete saúde e riqueza, mas nos promete Sua presença

“Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.” Isaías 49:16

Quando você e eu enfrentamos as provações é importante lembrarmos que os eventos de nossas vidas não são acontecimentos aleatórios . Nenhuma provação entra em nossas vidas sem antes passar pela mão soberana do nosso Deus.


Quando as coisas estão fora do controle, Deus continua no controle de tudo! Nossas provações tem que primeiro passar pelas mãos amorosas de Deus, antes de tocarem em nossos vidas. Que segurança temos em Cristo!!! Nossos olhos sempre e sempre devem estar fixos em nosso bom Deus e nas suas promessas.


Marnie Carlson


Texto extraído com Permissão. Desfrutando intimidade com Deus. Marnie Carlson, traduzido por Sonya Gale. Editora Pregue a Palavra. pag.173




Marnie Carlson é escritora e palestrante em conferência de mulheres. Seu desejo é que as mulheres conheçam melhor a Deus e o amem mais, para que Ele seja glorificado em todas as áreas da vida. Marnie mora perto de Chicago, onde ela e seu marido, Dean, criaram seus dois filhos adultos.Para saber mais sobre seu ministério acesse: https://www.leadershipresources.org/encouragement-of-the-word/learn-more/

123 visualizações

11.4412-6679

"FALA COM SABEDORIA E ENSINA COM AMOR."

Proverbios 31:26