• Equipe Mulher da Palavra

Desafios para o Ano Novo, por Giovana Assis


Confesso que tenho medo de entrar em um novo ano… Já parou para pensar que muitas coisas das quais planejamos para o próximo ano pode não acontecer? Ainda mais quando você nutre grandes expectativas para ele.

Eu, por exemplo, vou começar um novo ministério com meu noivo e esse é um momento que esperei muito em nossas vidas. Além do nosso casamento, que estamos juntando esforços há vários meses para acontecer. Oro muito para que tudo isso ocorra, e muitas outras coisas… Mas não sei exatamente o que me espera à frente. 

Começar um novo ano reúne diferentes emoções… O alívio de mais um ano ter se passado, a esperança do próximo ser diferente, a alegria de ter novas oportunidades à vista ou a tristeza de guardar más lembranças do ano que passou.

Ao pensar em tudo isso, lembro daquilo que Jesus disse em João 16.33: “Eu vos tenho dito essas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulações; mas não vos desanimeis! Eu venci o mundo”. Uma certeza que posso te dar para 2019 é que você vai passar por momentos difíceis, mas lembre-se sempre disso; Jesus venceu o mundo! E Ele voltará! Essa é a nossa verdadeira esperança para os próximos dias e anos… Confiando nisso pensei em quatro coisas que desafio você e a mim, neste próximo ano! 

1. Pense em tudo aquilo que é verdadeiro.

“Quando ao mais, irmãos tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fp. 4.8

Já parou para pensar que muito dos nossos anseios não são reais? A maioria dos nossos pensamentos são suposições de algo que nem aconteceu! Estou lendo um livro (“Vencendo medos e ansiedades”-Elyse Fitzpatrick) que traz uma frase muito legal do Charles Spurgeon: “Tais criaturas estranhas somos nós que provavelmente sofremos mais sob as calamidades que nunca se abatem sobre nós do que sob aquelas que realmente se abatem.” Quando eu li essa frase pensei no quanto ela é real! Por isso, manter a mente naquilo que é de fato verdade reduzirá muito os nossos problemas de ansiedade. 

2. Descanse do Senhor.

“Em paz me deito e durmo, porque só tu, SENHOR, fazes com que eu viva em segurança” Sl. 4.8

A verdade é que por mais que planejemos a nossa vida não controlamos nem se vamos acordar amanhã. Por isso a dependência no Senhor, e o descansar nEle, deve ser constante na vida do cristão. Minha mãe sempre me diz uma frase: “A vida do cristão é um eterno descanso”. E isso é tão real! Porque mesmo que a morte nos assole, descansaremos, enfim, eternamente! Nem mesmo a pior situação pode tirar o descanso que temos em Cristo! Graças a Deus por isso! 

3. Confie que Deus supre.

“Quem dentre vós, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está no céu, dará boas coisas aos que lhe pedirem!” Mt. 7.11

Ao descansar em Deus entendemos que somente Ele irá suprir tudo aquilo que precisamos, tanto materialmente como espiritualmente. Deus me ensinou muito isso em 2018 e sei que em 2019 não será diferente. Houve momentos em que confiei mais sim no dinheiro do que na providência de Deus, até que não teríamos mais o dinheiro, e Deus me mostrou que a partir dali Ele supriria! E supriu! Não que o relacionamento com Deus seja uma troca, Ele poderia ter tirado mais ainda de mim. Mas é um relacionamento de dependência entendendo que quem dá o sustento é Ele. É bom viver assim, essa é a verdadeira paz. Não temer o amanhã, uma demissão ou a crise financeira do nosso país. Nossa confiança não está nessas coisas.

4. Viva na perspectiva do alto.

“Já que fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas de cima e não nas que são da terra; pois morreste, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Cl. 3.1-3

Aprendi muito sobre isso há uns anos atrás… A viver de fato ansiando pelo céu e a volta de Cristo! Viver na perspectiva do alto muda nosso olhar com o próximo que nos magoa, com o homem perdido, com aqueles que amamos, a maneira como servimos a Deus e como estamos vivendo nosso dia-a-dia para Ele. Durante uma conversa com meu noivo, falei que às vezes tinha a sensação que acordava e vivia para sobreviver. Pois se eu não trabalhasse não teria dinheiro, logo não compraria comida… Ele disse que é verdade, mas não a completa verdade para nós, que não vivemos mais para essa terra, mas para a eternidade. Agora eu trabalho sim, mas porque já vivo em Cristo! E como dito antes, confio primeiro em Deus que me sustenta e também O sirvo da melhor forma possível.

Todas essas resoluções de ano novo foram escritas para mim primeiro. Aconselho vocês a escreverem os versículos e espalhar pela sua casa ou quarto e lembrar-se deles nos próximos 365 dias! Deus não nos deixa só, Ele está conosco nas próximas lutas e alegrias que virão!

Que esse ano de 2019 seja um ano vivido com mais propósito, verdadeiramente para Cristo, lembrando-se da graça dEle derramada constantemente sobre nossas vidas… “Mantendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé”… Hb. 12.2a

Feliz Ano Novo! 



3 visualizações

11 4412-6679

"FALA COM SABEDORIA E ENSINA COM AMOR."

Proverbios 31:26